A Note to Our Readers

Dear Readers,
We make a special effort here to record the facts as we receive them. At times, there may be error but we do try to use our best judgement at the time of posting, and will be glad to amend any details which are proved incorrect. Furthermore, even though we do not here discuss the human cost, we realize that losing anyone in an air accident is insurmountable tragedy to individuals, families and communities. We do extend our heartfelt sympathy to those whose loss we record here. "...any man's death diminishes me, because I am involved in mankind, and therefore never send to know for whom the bell tolls, it tolls for..." us all.
Meditation XVII - (with apologies to) John Donne


2008/05/30

ACIDENTE EM HONDURAS

A aeronave que caiu hoje em Honduras e que vitimou a embaixatriz do Brasil em Honduras era um airbus 320, igual ao voo da Tam.... abra'cos...Deyse

Embaixatriz brasileira morre em acidente aéreo em Honduras
Publicidade
da Folha Online
A embaixatriz do Brasil em Honduras, Janet Shantal Neele, morreu no acidente aéreo desta sexta-feira em Tegucigalpa, capital hondurenha. Outras quatro pessoas morreram quando o avião da companhia Taca derrapou ao pousar sob forte chuva e neblina, saindo da pista e atingindo veículos que passavam perto do aeroporto.
O embaixador brasileiro em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, também ficou ferido, mas não corre risco de morte, segundo o Itamaraty.
Cinco pessoas morreram, incluindo o piloto, passageiros e pessoas que estavam em carros atingidos pela aeronave, disse Carlos Cordero, chefe dos serviços de emergência locais. Cerca de 38 pessoas estão feridas, segundo Cordero, citado pela agência de notícias Reuters.
Arte Folha Online


Entre os mortos está Harry Brautigam, presidente do BCIE (Banco Centro-Americano de Integração Econômica).
O airbus 320 havia decolado de San Salvador às 8h30 (11h30 de Brasília). A maior parte dos passageiros era de Honduras, El Salvador e Costa Rica. O vôo tinha escala prevista em Tegucigalpa e em San Pedro Sula antes de seguir para Miami (Flórida), nos EUA.
O avião, que vinha com 135 pessoas a bordo, se partiu em três pedaços, o que deu início a um vazamento de combustível após o acidente.
Duas pessoas ainda estavam presas em carros sob os destroços da aeronave cinco horas depois do acidente, de acordo com uma autoridade local.
O avião havia voado em círculos sobre aeroporto várias vezes antes de tentar pousar em meio à forte neblina, disse o sobrevivente Mario Castillo à TV hondurenha.
A aeronave derrapou da pista, coberta de água de chuva causada pela tempestade tropical Alma, atingindo alguns carros.
'De repente ouvimos um barulho alto e todos nós tentávamos sair desesperadamente', disse Castillo. 'Os mais feridos estavam na classe executiva.'
Pista perigosa
Autoridades fecharam o aeroporto de Toncontín e transferiram os vôos comerciais a um aeroporto militar. As autoridades não disseram o que causou o acidente, mas Boris Ferrera, membro da agência de aviação civil hondurenha, afirmou que havia bastante espaço para o avião pousar.
Rodeado por montanhas,o aeroporto de Toncontin é considerado um dos mais perigosos do continente, de acordo com especialistas em aeronáutica.
Jose Osorio/AP

Equipes de resgate tentam retirar passageiros e tripulantes de avião; ao menos cinco morrem

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, lamentou o acidente e afirmou que ordenará aos grandes aviões que deixem de aterrissar no aeroporto internacional Toncontín e se dirijam à base de Palmerola, construída nos anos 80 pelos Estados Unidos ao norte da capital hondurenha.
O clima desta sexta-feira foi afetado pela tempestade tropical Alma, que causou fortes chuvas sobre Honduras e Nicarágua.
'O avião pousou na pista e freou e freou mas parece que a chuva e a água o fizeram derrapar', disse um funcionário do aeroporto que testemunhou o acidente.
A Taca disse em declaração que havia 124 passageiros e 11 tripulantes. Um funcionário local da empresa havia dito antes que havia 142 pessoas a bordo.
'Estou agradecendo a Deus por estar vivo --há outros passageiros que estão muito mal', disse o sobrevivente Robert Sosa à rádio hondurenha.

No comments: